Prevenção ! Esportes!

Prevenção ! Esportes!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

PROJETO BRASIL-SUL-DETECTANDO

PROJETO




BRASIL-SUL-DETECTANDO.

ESTE PROJETO TEM COMO FINALIDADE EDUCAR FAMILIAS E SOCIEDADE, QUE TENHAM FILHOS COM TRANSTORNOS DE DEFICCT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA ESCOLA. DIFICULDADE DE APRENDER, PRESTAR ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA ESCOLA E FORA DA ESCOLA NO AMBIENTE SOCIAL E FAMILIAR.

SEGUNDO A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DEFICT DE ATENÇÃO 5% A 10% DO PERCENTUAL GLOBAL DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR TEM COMPORTAMENTOS COM SINTOMAS DA DOENÇA, SENDO QUE 60% DAS CRIANÇAS COM TDAH VÃO TER PROBLEMAS QUANDO ADULTAS, DIFICULDADES DE MANTER EMPREGOS,RELACIONAMENTOS,ALÉM DE BUSCAREM O USO DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS.

COMO NOSSA ENTIDADE TRABALHA TOTALMENTE FOCADA PARA A ÁREA DE PREVENÇÃO AO USO ABUSIVO DAS DROGAS NÃO PODE DE MANEIRA ALGUMA FECHAR OS OLHOS PARA ESTE GRANDE PROBLEMA, QUE GERALMENTE FICA MUITO MAIS EVIDÊNCIADO NO AMBITO ESCOLAR, QUANDO A CRIANÇA APRESENTA DE MANEIRA CLARA, COMPORTAMENTOS RELACIONADOS AO TDAH.

ESTE PROJETO VISA ENSINAR A DETECTAR OS PAIS E PROFESSORES QUANDO A CRIANÇA É PORTADORA DO DISTURBIO DE TDAH, PARA QUE POSSA SER TRATADO E RECEBA AJUDA E ORIENTAÇÃO NECESSARIA AINDA NA INFÂNCIA, DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E TAMBÉM NO AMBIENTE FAMILIAR.

ESTE PROJETO TEM TAMBÉM COMO FINALIDADE DEPOIS DA IMPLANTAÇÃO, DESEMVOLVER SUA AMPLIAÇÃO A NIVEL DE ESTADO E POR QUE NÃO DIZER BRASIL, JÁ QUE VAMOS USAR EM TEMPO REAL, TECNOLOGIAS DE TI, COM ACESSO DE MANEIRA RAPIDA AS ORIENTAÇÃOES E ONDE BUSCAR AJUDA.

TAMBÉM NO AMBIENTE VIRTUAL, TEREMOS TESTES QUE PODERÃO SER APLICADOS PELAS FAMILIAS PARA TEREM UM PRÉ-DIAGNÓSTICO DO DISTURBIO.

DESTA FORMA O TRABALHO DE IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE TDAH E DE SUAS COMORBIDADES EM CRIANÇAS PODE SER UMA MEDIDA EFICAZ NA PREVENÇÃO AO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NA SUA ADOLESCÊNCIA.

A EDUCAÇÃO, A ESCOLA A SOCIEDADE É RESPONSAVEL DE MANEIRA GARANTIR UMA VIDA SEM DROGAS AOS JOVENS QUE TEM TRANSTORNOS DE TDAH, VISTO QUE SÃO CRIANÇAS EM IDADE DE ESCOLA INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL, SEM ESCOLHAS OU AINDA NÃO PODENDO OPTAR POR UM FUTURO, QUE LHES GARANTA UMA VIDA SAUDAVEL, SEM O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS, FAZENDO PARTE DE SUAS VIDAS.

POR ISSO DETECTANDO AINDA PRECOCEMENTE PODEREMOS BANIR DA VIDA DE MUINTOS JOVENS A HIPOTESE E A PARTIDA SEM ESCOLHA PELA FALTA DO TRATAMENTO, PARA QUE NO FUTURO, A DROGA NÃO FAÇA PARTE DA VIDA DE MUINTOS JOVENS COM TRANSTORNOS DE COMPORTAMENTO ( TDHA).

IMPLANTAÇÃO DO PROJETO:

MARÇO E ABRIL DE 2012 IMPLANTARÃO e MONTARÃO TODAS AS TECNOLOGIAS DE TI.

MAIO DE 2012- TREINAREMOS TODOS OS PROFISSIONAIS DE TRABALHO NA ÁREA DA ONG.

AINDA MONATREMOS SALAS DE GRUPOS DE AJUDA PARA CRIANÇA E FAMILARES.

ESTAS SALAS TERÃO UM CIRCUITO INTERNO DE TV, PARA QUE AS CRIANÇAS SEM PERCEBEREM POSSAM SER MONITORADAS, PARA FUTURO ESTUDO DE DISTUBIO COMPORTAMENTAL EM TDHA.

SERÃO AINDA NESTE MÊS CONTRATADOS E TREINADOS PROFISSIONAIS COMO PSICOLOGOS E TERAPEUTAS FLORAIS, POIS JÁ QUE NO SEGMENTO DA ONG. TEMOS UMA FILOSOFIA NATURALISTA QUE QUEREMOS PRESERVAR PARA FIM DE ESTUDO FUTURO, TRATAMENTOS COMPLEMENTARES COM FLORAIS.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) x Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e Terapia Floral

Ainda pouco conhecido pela população em geral, o TDAH vem causando sérios problemas à vida de muitas famílias e escolas, no que se refere a: é um bicho carpinteiro, desatento, impulsivo, tem energia demais, fala muito, e/ou estabanado, esquece e perde tudo, comete erros bobos por falta de atenção, está sempre no mundo da lua, não ouve quando é chamado, tropeça, cai, se machuca toda hora, dorme pouco ou muito etc.

Esses comportamentos, vistos como tão comuns e de fundo educacional, na verdade, muitas vezes, advêm do TDAH e podem gerar problemas de aprendizagem acompanhados de transtornos de ansiedade e de humor, depressão, impulsividade, obsessão-compulsão e os tão preocupantes desvios de conduta e agressividade, que muitas vezes levam o adolescente e o adulto a procurarem drogas de vários tipos, a fim de conseguir uma sensação de alívio, em geral para os sintomas.

O TDAH é um distúrbio bioquímico genético ou congênito. Felizmente já tem tratamento. A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a mais indicada, pois atua com várias técnicas que ajudam muito nas mudanças e no controle de determinados comportamentos: a Psicopedagogia, que vem apoiar em novas coordenadas em relação aos estudos; a Fonoaudiologia, acompanhando casos com distúrbios de fala, escrita e leitura, e os florais, que atuam no emocional, aliviando vários sintomas e harmonizando o indivíduo como um todo em sua dinâmica mente/corpo, evitando assim, muitas vezes, o uso prolongado de medicamentos controlados tão temidos devido aos efeitos colaterais e ao risco de dependência.

Se perceber alguns desses comportamentos em você ou alguém da família, procure um profissional especializado e faça uma avaliação. Quanto mais cedo se tratar o problema, menos prejuízos ocorrerão na vida adulta.

Márcia R. A. Duarte CRP:05/13955

Especialista em Psicologia Clínica, Psicoterapia cognitivo-comportamental, Psicopedagogia e Terapia Floral voltar













Nenhum comentário: