Prevenção ! Esportes!

Prevenção ! Esportes!

domingo, 15 de março de 2015

COMUNIDADE TERAPÊUTICA ESPAÇO TERAPÊUTICO ALTERNATIVO SAÚDAVEL

ESTAMOS COLOCANDO A DISPOSIÇÃO DE VACARIA E TODA A REGIÃO UM COMUNIDADE TERAPÊUTICA SITUADA BR 116 KM 56 NUMERO 2006 NA SAÍDA PARA CAXIAS DO SUL.
O ESPAÇO SE DESTINA A RECUPERAÇÃO DE PESSOAS DEPENDENTES DE ÁLCOOL E DROGAS.

OBJETIVOS
Geral: Reintegração de dependentes químicos e seus familiares em um novo contexto social, educacional e familiar.
Específico: Proporcionar tratamento especializado visando a recuperação e a reintegração Social de Dependentes Químicos.
para cima
metodologia
METAS
Atendimento individual com quatro meses de duração.
Capacidade de Atendimento de 10 residentes em tratamento individual simultâneo.

para cima
metodologia
METODOLOGIA DE TRABALHO 
Reeducação através de métodos de distanciamento das situações indutoras ao consumo de drogas licitas e ilícitas.
Através desta metodologia nossos residentes descobrem valores éticos, morais
e espirituais que, até então haviam sido atrofiados pelo modo de vida ao qual estavam submetidos.
para cima
DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA DE  TRABALHO
metodologia
GRUPO DE ESTUDO DOS DOZE PASSOS
Formação de Grupos de Residentes para estudo dos Doze Passos, programa idealizado há cerca de 50 anos e constantemente aperfeiçoado. O programa tem se revelado como um dos métodos mais eficazes para tratamento de dependências. A eficácia do programa tem se demonstrado pela disseminação de grupos que atendem aos mais diversos tipos de compulsividades. Basicamente consiste no aprimoramento da imagem pessoal e individual de cada um visando uma perfeita integração ao meio social, respeitadas as deficiências tanto do indivíduo quanto da sociedade em geral.
para cima
metodologia
PALESTRAS SOBRE DEPENDENCIA QUÍMICA E PADRÕES COMPORTAMENTAIS
Durante muito tempo o consumo de álcool e outros agentes químicos sofreram forte discriminação da sociedade pôr puro desconhecimento do mecanismo ou mesmo da existência da doença. Embora esta divulgação tenha aumentado significativamente nos últimos anos, a maioria dos dependentes químicos desconhece sua própria realidade. As palestras destinam-se a mostrar ao dependente que suas atitudes relacionadas com as drogas estão em verdade longe de atingirem o objetivo pretendido, pois ao invés de se transformarem em contestadores passam a vitimas de sua própria natureza. As demonstrações da correção dos padrões comportamentais aceitos pela sociedade resulta quase sempre numa necessidade de reavaliação dos próprios valores do indivíduo pelo indivíduo
para cima
metodologia
TERAPIA OCUPACIONAL DIRECIONADA 
A Terapia Ocupacional  trabalha na reabilitação do dependente químico que tenha dificuldades em realizar suas tarefas cotidianas.A Terapia Ocupacional trabalha construindo ou reconstruindo o cotidiano, observando as necessidades de cada residente. O terapeuta ocupacional vê o residente como um todo, um ser bio-psico-social, utilizando atividades devidamente prescritas para alcançar seu objetivo. A escolha das atividades que farão parte do tratamento é feita de forma criteriosa pelo terapeuta ocupacional para enquadrar todas as necessidades de cada residente observando sempre, as dificuldades e necessidades do mesmo, além de sua satisfação dentro processo evolutivo de seu tratamento. Essas atividades melhoram a auto-estima e a coordenação dos movimentos, além de estimular o mesmo a inserir-se na sociedade.
para cima
metodologia
GRUPOS DE SENTIMENTO E CONFRONTO
Uma das principais características da doença é a diminuição da auto-estima e a supervalorização da própria personalidade face aos que o cercam. Embora conflitantes os dois termos indicam a diminuição do cuidado do indivíduo consigo próprio e a diminuição da necessidade de aceitação de seus atos pôr parte daqueles que o cercam. Os grupos de sentimento e confronto têm pôr finalidade posicionar o indivíduo perante sua própria realidade, demonstrando-lhe suas falhas comportamentais e os resultados negativos de sua auto-avaliação.
para cima
metodologia
ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO
Embora a terapia de grupo tenha demonstrado largamente sua superioridade em relação a tratamentos individualizados, certos casos requerem um acompanhamento clinico relativamente mais completo. O acompanhamento psicológico tem a finalidade de determinar o alcance dos resultados obtidos nas diversas etapas e as necessidades de reforço de pontos específicos em questões psicológicas alheias, indutoras ou não do uso de agentes químicos.
para cima
metodologia
ESPORTE E LAZER 
A exemplo da laborterapia, o esporte e o lazer representam um papel importante na recolocação do indivíduo no meio social, estimulando sua participação em grupos, enfatizando a necessidade do cumprimento de ritos e regras sociais e ainda demonstrando a necessidade de preservar o próprio organismo.
para cima
metodologia
ESPIRITUALIDADE
O conhecimento cada vez mais atualizado dos mecanismos da doença gerou uma grande diversidade de formas de tratamento, entretanto, comum a todos eles está o estimulo
da parte espiritual que cada um traz dentro de si. A necessidade de reconhecimento de um Poder Superior gera respostas que de outra forma seriam impossíveis de obter. A existência de um Poder Superior comprova a capacidade de cada indivíduo de cumprir as metas que se propuser atingir. O reforço da espiritualidade não segue nenhuma religião especifica, centrando-se basicamente na existência de Deus como ser criador único de todo universo, respeitando todas as crenças, sem imposição de regras e normas de condutas religiosas
para cima
metodologia
CRONOGRAMA
1° Mês - Desintoxicação
2° Mês - Reorientação Psicosocial, Emocional e Social
3° Mês - Ressocialização, Avaliações Escritas
4° Mês - Introdução nas Oficinas Internas, Apoio e orientação aos Recém-chegados
5º Mês - Tratamento Ambulatorial com reinserção gradativa
6º Mês - Monitoramento Ambulatorial
do 7º ao 12 Mês - Acompanhamento Terapêutico
para cima
metodologia
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
Direta:
 Implica no monitoramento individual de cada paciente através de analise de suas atividades em grupo durante o período de tratamento a ser feita pela equipe de trabalho, por um conselheiro, assistente social e um terapeuta ocupacional através de avaliações escritas e visitas periódicas.
Indireta: Consiste no monitoramento da atuação geral da instituição através de  mecanismos de controle estatístico baseado nos registros internos e pesquisas de campo a serem efetuadas pela administração e com foco na penetração das atividades na região de atuação.
para cima
metodologia
RECURSOS HUMANOS01 Clínico Geral
02 Psicóloga
03 Coordenador
04 Conselheiros
05 Monitores de Área

para cima


Nenhum comentário: